segunda-feira, 23 de março de 2009

Resumo do Grupo

Esta história baseia-se nas lembranças de Sérgio, um jovem que aos 11 anos vive uma experiência de tristeza, quando é levado pelo seu pai para um colégio interno muito prestigiado da época, “O Ateneu”.
Ao chegar no internato ele conhece o Dr. Aristarco Argolo de Ramos, o diretor que era um profissional severo, rígido, ditador, e a sua esposa D. Ema uma simpática senhora.
Quando chegou a sua sala conheceu o professor Mânlio que apresentou a ele o jovem Rebelo que lhe deu vários conselhos, que neste lugar havia adolescentes com desvios de caráter, onde a individualidade era prioridade, e as regras são bem diferenciadas.
Sérgio sofre um afogamento na aula de natação, mas Sanches o salva, ele por sua vez fica muito grato, mas desconfia que o afogamento fosse provocado pelo seu próprio colega, mas mesmo assim viram grandes amigos.
Rebelo apresenta-o ao jovem Franco, que é sempre nomeado pelo diretor como exemplo negativo da turma, um grande problema, pois ele joga cacos de vidro na piscina, mas por sorte nada acontece com Sérgio, desde o dia que chegou já sofreu vários tipos de humilhações.
Sérgio se afasta de Sanches, com isso o mesmo usa seu poder de vigilante para que Sérgio passe de um ótimo aluno para mais um freqüentador do “livro de notas”, onde Aristarco anota todas as indisciplinas dos alunos para depois dar-lhes a punição.
O jovem conhece também Barreto, um adolescente muito religioso, Nearco, um adolescente que se destaca pelas suas habilidades e Bento Alves o bibliotecário.
Neste momento acontece um assassinato onde o motivo foi o amor de Ângela, a camareira da casa de Aristarco.
No inicio do novo ano, Aristarco promove um jantar no jardim Botânico, neste acontece vários fatos o descobrimento de um romance entre Cândido e Emilio, Franco é humilhado pelo inspetor Silvino por razões desconhecidas, Bento Alves agride Sérgio que revida e acaba batendo no diretor que queria apartar a briga.
Sérgio conhece m jovem chamado Egbert, que apóia o mesmo e escrever seus versos. Sérgio se muda para o dormitório dos meninos mais velhos, neste momento acontece à morte de Franco, ele era uma vitima das agressões dos pais e dos funcionários do Ateneu.
Os alunos fazem uma homenagem ao diretor, um busto de bronze,Sérgio adoece, é sarampo, ele recebe os cuidados de D. Ema por quem adquire um amor maternal.
O Ateneu tem fim trágico, termina em chamas, incêndio este que é provocado pelo jovem Américo, que estava sendo obrigado a estar neste lugar.
Aristarco acompanhou tudo o que aconteceu com seu querido patrimônio, D. Ema some durante o incêndio, ele é derrotado junto com “O Ateneu” e assim acabam também as lembranças de Sérgio.

6 comentários:

  1. 1 - Houve um assassinato no colégio interno, qual foi o motivo desse acontecimento?

    2 – O ateneu tem um fim trágico, termina em chamas por quem foi provocado esse incêndio e qual foi o motivo?

    3 – Sérgio desde o dia em que chegou no colégio interno foi muito humilhado, porque isso aconteceu?

    ResponderExcluir
  2. 1:R:O motivo do assassinato foi que dois funcionários da casa do diretor (no texto não foi citado os nomes) brigaram pelo amor de Ângela que é a camareira da casa do diretor.

    2:R:O incêndio foi provocado por Américo,um aluno recém matriculado que esá ali obrigado pelos pais,por isso,resolveu se vingar destruindo a instituíção.

    3:R:Ele era humilhado por que era novato na escola e assim como Sérgio sofriam as mesmashumilhações.
    3:R

    ResponderExcluir
  3. 1) Porque Sérgio desconfia que o afogamento que sofreu foi provocado por seu colega?

    2) O que acontece no jantar que Aristarco promove?

    3) Qual foi o motivo do qual Franco morreu?

    ResponderExcluir
  4. 1)Foi por que Sanches começou a se aproximar de Sergio ,logo depois que ocorreu afogamento,assim provocando uma certa desconfiança de Sergio.

    2)No jantar de Aristarco acontece vários desentendimentos por parte de Franco e o inspetor,briga de Bento Alves e Sérgio,descobrimento de relacinamentos homosexuais e tambem Sergio faz novas amizades.

    3)Franco morreu tristeza pois era maltratado por todos do internato inclusive,pelos funcionários e por seus pais,onde ele pensava que ninguém gostava dele.

    ResponderExcluir
  5. Foi por que Sanches começou a se aproximar de Sergio ,logo depois que ocorreu afogamento,assim provocando uma certa desconfiança de Sergio.
    Não entendi a resposta, por favor, expliquem, citem passagens do texto, para esclarecer a questão.

    ResponderExcluir
  6. No jantar de Aristarco acontece vários desentendimentos por parte de Franco e o inspetor,briga de Bento Alves e Sérgio,descobrimento de relacinamentos homosexuais e tambem Sergio faz novas amizades.
    Valei-me Camões!!! Gente, prestem atenção ao uso "correto" da ultima flor do Lácio, inculta e bela, a língua portuguesa, esta resposta está "crivada" de incorreções. Por favor, tomem mais cuidado ao elaborarem as respostas.

    ResponderExcluir