segunda-feira, 23 de março de 2009

Resumo do livro didático

O Ateneu


Em o Ateneu, Raul Pompéia relata a difícil convivência entre alunos,professores e diretor no ateneu,colégio interno dirigido com mão de ferro pelo imponente Aristarco.Ficção e experiência pessoal estão associadas nessa obra a que o autor in ironicamente,deu o subtítulo de “crônica de saudades”.
A narrativa é centrada no cotidiano do jovem Sérgio, interno do colégio dirigido pelo despótico Aristarco Argolo.Da perspectiva dessa personagem- que já adulta relembra o passado-, vemos desenrolar as situações traumáticas experimentadas por ele num meio opressor e cruel.Longe de casa e expostos a todo tipo de constrangimento, inclusive punições físicas, os adolescentes são mostrados como o resultado de uma sociedade decadente e hipócrita.O cotidiano do colégio consistia em aulas teóricas e estudos individuais, em uma inatividade física exasperante, quebrada pelas aulas de ginástica e natação e, eventualmente, por festas destinadas a promover a escola e atrair alunos.
O convívio com fraquezas humanas, desvios de caráter e até investidas homossexuais não muito explícitas, por parte de colegas maiores, masca indelevelmente o jovem estudante. Poucos fatos são dignos de uma boa lembrança, como, por exemplo, as atitudes carinhosas de Ema, a esposa do diretor, quando Sérgio adoece.No final, um incêndio destrói o Ateneu.
Por amor da regularidade da organização militar, repartiam-se as três centenas de alunos em grupos de trinta, sob o direto comando de um decurião ou vigilante. Os vigilantes eram escolhidos por seleção de aristocracia, asseverava Aristarco.

7 comentários:

  1. 1) Por que os pais do jovem de 11 anos levam-no para o colégio interno?
    2) Qual foi a reação do menino estando naquele colégio?
    3) Como você avalia o fim trágico do colégio interno Ateneu?

    ResponderExcluir
  2. 1)Por que o nome da obra "O Ateneu"?
    2)Qual a importancia da obra para a época?
    3)Qual a principal característica de Aristarco?

    ResponderExcluir
  3. 1:R:Para que Sérgio tivesse um aprendizado completo e de boa qualidade,pois o Ateneu era uma escola de prestígio da época.

    2:R:no começo sérgio estava tímido pois não conhecia ninguém e tambem foi muito humilhado pelos alunos que ja estudavam na escola,e com o passar do tempo foi se acustumando com as normas da instituíção.

    2:R:Como é expresso no livro foi um fim trágico pois o Ateneu era uma escola de boa qualidade onde diziam que o estudo era priorizado.

    ResponderExcluir
  4. 1:R:por que toda a obra se passou dentro da escola o ateneu.

    2:R:era um dos romances mais curiosos e prestigiados da epoca, pois escapava de qualquer classificação rígida de periodização
    e apresentava carater auto biografia.

    3:R:era um homem rigido,um profissional serio,ditador etc...

    ResponderExcluir
  5. Como é expresso no livro foi um fim trágico pois o Ateneu era uma escola de boa qualidade onde diziam que o estudo era priorizado.

    Como assim?

    ResponderExcluir
  6. era um dos romances mais curiosos e prestigiados da epoca, pois escapava de qualquer classificação rígida de periodização
    e apresentava carater auto biografia.
    e???? a questão não foi respondida!

    ResponderExcluir
  7. era um homem rigido,um profissional serio,ditador etc...
    será????

    ResponderExcluir