quinta-feira, 9 de abril de 2009

Obras de Raul Pompéia:

Raul Pompéia estreou cedo na literatura com a novela uma Tragédia no Amazonas(1880) e um ano depois publicou uma obra em poesia, canções em metro(1881), na qual mostra o apuro formal dos textos.
Quando foi colaborador na Gazeta de Noticias, publicou outras obras , crônicas e contos” reveladores de um espírito atormentado, sutil e apaixonado.
A novela jóia da coroa, publicada em gazeta e considerada uma obra de pequeno valor pela critica atual, faz uma sátira agressiva da família imperial.
Raul Pompéia foi mais reconhecido dentro da literatura brasileira por uma única obra, o ateneu publicada em 1888 por apresentar diferentes classificações na literatura tais como: realismo, naturalismo,psicologista e parnasiana. O ateneu é uma obra que expressa um estilo irônico e subjetivo. Raul Pompéia da vazão a toda a obra com figuras de linguagem.

2 comentários:

  1. - A atividade de revisão dos conteúdos proposta sob a forma de blogs já está encerrada. Não precisa mais postar respostas ou fazer comentários nos demais blogs, porque a avaliação considerará apenas as postagens feitas até o dia 13 de abril.

    - Na proposta da Webgincana, em momento algum, cogitou-se a possibilidade de correções das respostas dadas, logo, não existe necessidade de enviar emails ou comentários alterando as respostas, eles não serão considerados. Observe as datas de postagem e envie seu comentário ou email naquelas datas especificadas, após ter certeza da resposta que o grupo quer apresentar..

    ResponderExcluir